Play da radio

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Festa de Reis tem cantoria e cortejo

Evento cristão celebra o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo; festividade terá música, cortejo e almoço especial

O coordenador da Folia de Reis em Bauru, Antônio Correia, luta para manter toda a tradição da antiga festa na cidade

Com a intenção de manter viva a tradição e lembrar a visita dos reis magos ao menino Jesus, o Grupo Folia de Reis de Bauru (um dos únicos remanescentes do Interior do Estado), realiza hoje a festa de Dia de Reis no Núcleo Bauru 16, que atinge sua 11.ª edição na cidade.

Para celebrar esta importante data, porém esquecida por muitos, será realizado um  almoço de Dia de Reis, que será servido a partir do meio-dia de hoje, na casa 1-60 da rua Marcelo Mariuso, no Núcleo Bauru 16.

O cardápio conta com uma bela macarronada, farofa, frango e refrigerante. São esperadas pelo menos 300 pessoas. Os alimentos foram arrecadados desde o início do mês. O grupo percorreu vários bairros e se apresentou aos moradores para coletar os donativos necessários para a festa.

O almoço gratuito é tradicionalmente realizado todos os anos no dia 6 de janeiro, data em que comemora-se o Dia de Reis em todos os cantos do Brasil. Na tradição cristã, este foi o dia em que os três reis magos - Belquior, Baltazar e Gaspar - levaram presentes a Jesus Cristo.

Segundo Antônio Correia, coordenador dos foliões, a data ainda é propícia para fazer novas promessas e pedir proteção para o ano que inicia. “Geralmente, pedimos, neste dia, a benção de Cristo”, indica.

Atualmente composto por nove membros, o Grupo Folia de Reis de Bauru luta para manter a tradição do festejo na cidade. “Apesar de pouco apoio, nós continuamos a realizar a cada ano este evento, que para nós reforça nossa fé e a crença em Deus”, ressalta Correia.

  • Serviço

O almoço gratuito do Dia de Reis começa a partir do meio-dia desta sexta-feira, 6 de janeiro, na quadra 1 da rua Marcelo Mariuso, no Núcleo Bauru 16.

Além de comida, cantoria e cortejo para celebrar

Além do almoço, também haverá a tradicional reza do terço e o canto de despedida da bandeira. A folia folclórica e religiosa começará de manhã, com cortejo que entoará versos de festejos pelo nascimento do menino Jesus.

O grupo seguirá por alguns bairros até chegar no local da festa. “Faremos um trajeto cantando e tocando vários instrumentos, carregando também a bandeira dos Santos Reis. A cantoria chegará até o almoço, que será realizado na quadra 1-60 da rua Marcelo Mariuso”, explica Antônio Correia, quem vai ditar o ritmo da folia caipira com a viola, o mais tradicional dos instrumentos.

Além dele, participam do grupo outras oito pessoas, quase todas familiares do coordenador: o genro Israel Antônio, os netos Talita, Wesley, Wélber e Éderson, os vizinhos Aline e Matheus e o amigo de longa data Joaquim Dionísio.

Os instrumentos utilizados durante cortejo são, além da viola, o violão, a sanfona, o reco-reco, o chocalho, o cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros. Os personagens - mestre, contra-mestre, três reis magos, palhaço, e foliões - trajam roupas coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário